sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mestres de Equitação ( 1º )


O Primeiro dos Grandes Mestres da Arte Equestre


XENOFON, que viveu de 430 a 354 antes de Cristo, é considerado como o fundador do ensino do cavalo e do cavaleiro, ou seja o fundador da Hipologia. Os seus dois escritos «Peri HippiKês» (Arte Equestre) e «Hipparkhikos», são ainda nos nossos dias referências de invulgar valor.
Nos seus tratados, Xenofonte oferece-nos um profundo conhecimento do cavalo, quer em termos morfológicos e funcionais, quer psicológicos. O seu conhecimento foi inspirado por Simon de Atenas, cujos ensinamentos não chegaram até nós, mas que é referênciado nas obras citadas.
Sabemos por exemplo que a «Levada», uma dos mais belas figuras da Alta Escola, era conhecida dos Gregos, tal como o «Piaffer» e a «Passage», que figuram nos baixos-relevos de Fídias sobre o Partenon.
A Alta Escola era certamente uma arte aperfeiçoada pela civilização grega e, com a decadência desta civilização, também a arte equestre deixou de ser praticada.
Os Romanos não se distinguiram no aperfeiçoamento da Equitação e os outros povos invasores da península grega destruíram quase por completo os vestígios da Arte Equestre praticada.
Esta é a razão, pela qual estas obras de Xenofonte, só passaram a ser conhecidas e só foram divulgadas a partir do século XVI.
Isso não significa que não tenha havido uma progressiva generalização da utilização do cavalo e que não tenha havido muitos cavaleiros ocupados na Hipologia. Significa apenas que na Idade Média a mentalidade era muito rígida e que o cavalo era entendido como apenas uma «besta» que deveria prestar serviços. Significa que as técnicas guerreiras não exigiam grandes perícias equestres, mas sim cavalos pesados, submissos e calmos.
Foi em Portugal que tudo começou mais cedo, pela necessidade de apreensão das vantagens da mobilidade e ligeireza do cavalo árabe nas técnicas de batalha. Mas sobre o rei D. Duarte e o seu Tratado, que é o Primeiro da época moderna falaremos mais tarde.

1 comentário:

Jorge Saraiva disse...

Caro Senhor,

Só hoje descobri o seu blog, numa procura de artigos sobre etiqueta e boas maneiras equestres e não quero deixar de o felicitar pelo seu bom trabalho.

Parabéns
Jorge H A Saraiva