sábado, 23 de fevereiro de 2008

Introdução



O cavalo é sem dúvida alguma, o animal mais próximo do Homem e aquele que mais serviços lhe prestou. A evolução da civilização humana está ligada intimamente a esta associação entre o ser inteligente e o cavalo, seu permanente servidor.

A utilização do cavalo pelo Homem deriva da sua necessidade de mobilidade. Rapidamente evoluiu como decisivo instrumento nas lutas entre os homens e a sua colaboração nas guerras foi condicionante, muito particular, nas vitórias e por consequência na constituição das Nações.
O cavalo foi também o mais importante instrumento de desenvolvimento, desde os primórdios da civilização até à invenção da máquina. O transporte de mercadorias e a capacidade de rapidamente chegar a informação, constituíram a mola essencial do desenvolvimento das sociedades até ao século vinte.
Como fonte de energia propulsora o cavalo foi particularmente importante nos trabalhos da Lavoura e dos Campos, sendo essencial ao nível dos incrementos da produtividade agrícola.

Na 1ª Guerra Mundial, de 1914 a 1918, a cavalaria ainda desempenhou um papel relevante e decisivo.

Foi a partir de aí, que a máquina substituiu definitivamente o animal amigo.

A utilização do cavalo pelo Homem diminuiu drasticamente, mas o Homem já lhe tinha dado outra vocação. O lazer, o desporto e o espectáculo.

Ao nível da sua utilização para o lazer humano, o cavalo manteve durante mais de uma década um carisma elitista, que só na transição para o século vinte um se passou a generalizar e a popularizar, de uma forma lenta mas consistente.

No desporto o sucesso do cavalo foi bombástico. As corridas de cavalos, inicialmente desporto aristocrático evoluíram rapidamente para uma sólida indústria internacional, associada à aposta mútua, que passou a ser um dos jogos preferidos do ser humano.
Mas também no desporto olímpico, desde 1900, que o cavalo associado ao homem integra as várias modalidades.

A popularidade das diversas disciplinas hípicas tem tido evoluções diferenciadas, sendo certo que sempre num crescendo quanto ao número de participantes, quanto ao número de provas e ainda quanto ao progressivo aumento de disciplinas de natureza desportiva. Inicialmente foram as provas de obstáculos, depois o Concurso Completo de Equitação e a Dressage (Ensino).
A estas chamamos as disciplinas Olímpicas, pois desde 1920 que as três disciplinas integram a maior concentração desportiva ao nível Mundial. Depois foram surgindo inúmeras disciplinas desportivas que incluem o cavalo montado ou atrelado.


Esta evolução não para de crescer, com o aparecimento da Doma Vaquera, da Equitação de Trabalho, do Reinnig, do Volteio, dos Raids, ou com o TREC. A utilização do cavalo populariza-se cada vez mais na sociedade moderna.

Esta é a melhor homenagem que o ser humano presta ao animal amigo e servidor.

A memória colectiva do Homem, manteve sempre a imagem do cavalo como um ser vivo associado à sua história. Assim, é natural que o cavalo tenha uma força atractiva muito particular. Os espectáculos com cavalos, induzem uma atractividade muito especial para o ser humano. No Circo, nas Corridas de Toiros, nas Festas Camperas de Acouço e Derriba, nas Feiras, nos Desfiles, o cavalo desempenha o papel principal e sempre muito apreciado.
Mas existem também verdadeiros museus da Arte Equestre. Museus onde se pode apreciar a história da utilização do cavalo e evolução das técnicas de equitação.
A Escola Espanhola de Viena, a Escola de Gerês de La Frontera, a Escola Portuguesa de Arte Equestre ou o Cadre Noir de Saumur, são exemplos destes museus vivos de grande qualidade.

A utilização do cavalo pelo homem, em particular a evolução das técnicas de equitação foram-se modificando, acompanhando a evolução das sociedades e também da mentalidade de cada momento histórico.


Conhecer um pouco desta evolução e conhecer os mais importantes protagonistas dessa evolução, é certamente uma ansiedade de todos os amantes do animal amigo.
Ter um pouco de cultura equestre certamente que constitui uma preciosa ajuda, para todos os que gostam de montar a cavalo.
Esta sistematização de alguma informação histórica é apenas um contributo para aqueles que a vida não facilita em tempo ou em oportunidade, a possibilidade de encontrar este conhecimento.

2 comentários:

João de Deus disse...

Só me apraz comentar a iniciativa e poder de sintese,porque o conteudo é historico.
São escritos da maior importância e devem ser bem lidos e assimilados.
Bem haja por isso.

Vou divulgar no meu forum.

Saudações Marialvas

João de Deus

Sara disse...

Os cavalos são a chave para a história além de que não muito se lembrar deles assim como são todos os animais, eu espero que em algum momento de tomar cuidado tão bem dos cavalos como eu faço para os meus cães com ração Hills