sábado, 23 de fevereiro de 2008

História da Equitação e Arte Equestre (1º)


O Primeiro Tratado Equestre - Kikkuli


No princípio do Quaternário, a imagem do Cavalo aparece junto do Homem Neandertal na sua forma quase definitiva. A partir de então, a História da Humanidade está sempre associada à do Cavalo. O lugar ocupado pelos cavalos nos Livros Sagrados da Índia antiga é preponderante, o Deus Sol monta um cavalo branco, que se transforma em cavalo negro à noite.
Na China, trinta séculos antes de Jesus Cristo, o cavalo é conhecido e venerado.
Dezoito séculos antes de Cristo, um povo nómada vindo da Ásia, os Hyksos, invadiram a península arábica, penetraram no Egipto com os seus cavalos árabes.
No Egipto, quinze séculos antes de Cristo, o cavalo era utilizado, particularmente engatado, e é até provável que não haja nenhuma utilização do cavalo montado antes da época dos Ptolomeus ou seja, por volta do século IV antes de Jesus Cristo.
Ptolomeu Sôter (I), filho de Lagos, é o fundador da dinastia Macedónia dos Ptolomeus, ou Lagidas, que governou o Egipto até à conquista pelos Romanos. Os traços da época ptolemaica, encontram-se registados não somente em monumentos e documentos gregos, mas também em textos egípcios, em hieróglifos (escritura sagrada) ou em demóticos (escritura popular e simplificada). É nessa documentação única, os papiros, que já podemos apreciar o cavalo montado, mas ainda dominava o cavalo engatado.
Pelo contrário, a cavalaria já predominava nos exércitos Persas, seis séculos antes da nossa era. Os Partas montavam em pêlo e inclusivamente jogavam «pólo», como treino de exercício de guerra a cavalo.O freio aparece na Mesopotâmia desde o IVº milénio.
É no século V da nossa era, que os Bizantinos descobrem e usam, os elementos indispensáveis ao desenvolvimento da Equitação: a sela; os Estribos e os loros de cabedal; as Cabeçadas.
Nessa época, as importações eram massivas e os cavalos eram comprados aos Bárbaros do Norte, aos Árabes do Sul e aos Orientais. Vinham sobretudo da Arábia. O cavaleiro a partir de então, pode utilizar todos os recursos do cavalo, nas deslocações e viagens, na caça e nos combates. As técnicas equestres da antiguidade são pouco conhecidas.
A recente descoberta das «tábuas hititas» (1490 a.C.) oferecem-nos o conhecimento dos primeiros princípios duma Arte Equestre. É atribuída a sua autoria ao guerreiro Kikkuli, e tratam do treino progressivo dos cavalos utilizados na tracção dos carros de combate. Primeiro Tratado Equestre


Sem comentários: