sábado, 1 de março de 2008

As Academias Equestres (1)


Instituições que são o garante e a defesa de uma cultura, com padrões bem definidos de métodos de trabalho, que são uma sequencia do conhecimento das técnicas do passado.
São verdadeiros museus vivos do conhecimento, da história do homem e do cavalo.
A sabedoria dos Mestres é nelas aplicada, com rigor e qualidade.
Dão a conhecer ao mundo o que sabem fazer…a sua arte.
Promovem a equitação e o cavalo
Dignificam e Ensinam

Duas delas pela antiguidade do seu serviço se destacam e também pelos elevados padrões de qualidade, que souberam manter.

A Escola Espanhola de Viena de Áustria
Saumur

Em Portugal houve a Picaria real, que o «liberalismo» desprezou.
A «democracia» ainda não encontrou a verdadeira vocação para a Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Falta de meios…seria sempre um rentável investimento…certamente um sucesso, pois a nossa rica tradição equestre é muito apreciada…a razão mais provável é a ignorância com a vestimenta provinciana, dos nossos responsáveis políticos.
Nem sequer há meios …visão ou vontade para preservar a nossa Escola Militar, que tanto conhecimento adquirido tem…que originou glórias para o país…mas que podem apenas ficar registadas …na memória de alguns.

Começaram muito depois de nós…pediram-nos apoio e ajuda…aí estão os nossos vizinhos espanhóis em força …com a sua magnifica Real Escola Andaluza de Arte Equestre.

O mais recente grande investimento ao nível da tradição da arte equestre, foi feito pelos franceses
Criaram a Academia de Espectáculos Equestres de Versailles
Deram de novo função às instalações da «Écurie Royal» … reavivaram o símbolo, que está na base da Equitação Académica…o sucesso está garantido.

Os grandes espectáculos equestres são importante instrumento de promoção e uma garantia da continuidade da qualidade equestre. Todos somos merecedores de ver e apreciar a arte, o conhecimento, rigor…a qualidade.

Exemplo que se impõe referir é o espectáculo " A Passionata ", que foi colocado em cena por Bertin Osborne, onde sobressai a participação portuguesa através de Luís Valença, e que permanece como espectáculo de grande êxito mundial há já varios anos.

1 comentário:

Sara disse...

como é bom partilhar com os animais ea competição equestre em algum momento, espero ter a oportunidade de fazer o mesmo não acho que posso fazer isso porque eu deveria deixar o meu cão que se preocupam tanto e lhe dava ração eukanuba